O QUE É UM CENÁCULO?
“Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles". Mateus 18:20
Cenáculo, é um local que está diretamente ligado a algumas passagens bíblicas que fazem referência sobretudo ao episódio da Última Ceia. Nos Evangelhos de Marcos (14:15) e Lucas (22:12) a palavra cenáculo aparece em algumas traduções,e também no texto no livro de Atos dos Apóstolos que narra a reunião dos discípulos "no cenáculo".
Cenáculo, portanto, é um lugar de encontro, de trocas e de inclusão. Um lugar de oração, de intimidade, de amizade, de confronto em amor, de transformação. Um lugar em que o grupo se fortalece e aprende ser “Corpo”.
Não por menos João Paulo II Pediu Cenáculos Missionários! E termina na Catequese de 1998:
"O Espírito, por fim, acompanha e estimula a Igreja a evangelizar na unidade, construindo a unidade. O Pentecostes aconteceu quando os discípulos “se encontravam todos reunidos no mesmo lugar” (Ato 2,1) e se entregavam “(todos)… assiduamente à oração” (ibid., 1,14). Depois de ter recebido o Espírito Santo, Pedro pronuncia o primeiro discurso à multidão, “de pé, com os Onze” (ibid., 2, 14): é o ícone dum anúncio coral, que assim deve permanecer também quando os anunciadores estiverem dispersos pelo mundo. Anunciar Cristo sob o impulso do único Espírito, no limiar do terceiro milênio, implica para todos os cristãos um esforço concreto e generoso em prol da plena comunhão."



COMO FAZEMOS O CENÁCULO NA O.C.M ?


O processo que implantação de cenáculos de oração é feito da seguinte forma:
Os membros da OCM entram em contato com as dioceses e marcam um encontro com o Bispo.
Neste encontro explicam o intuito da Obra, que é fazer grupos de oração chamados de cenáculos.
Esses grupos se reúnem uma vez ao mês rezam o santo terço colocando em intenção cada continente.
Após o santo terço é feita a leitura do boletim com notícias da igreja e da Obra dos Cenáculos Missionários, no quais contém testemunhos dos missionários e do grupos. este boletim pode ser enviado por email ou retirado aqui . É uma leitura orante na qual e finalizada com um canto de ofertório e feita a coleta.
