Por Assessoria de Imprensa   
10 / Set / 2013 11:01

O cardeal dom Raymundo Damasceno, presidente da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida (SP), recebeu em sua residência, no último dia 28 de agosto, a Equipe encarregada de coordenar a preparação do 1º Congresso Americano da Infância e Adolescência Missionária (IAM). O encontro contou com a presença do secretário nacional da IAM, padre André Luiz de Negreiros e da coordenadora da IAM no estado de São Paulo, Nádia Fusinato. Participaram também Emílio Buzatti, Maria Auxiliadora Cardoso (Dorinha), Cida Gomes e Robson Ferreira, engajados no trabalho com a IAM.

A reunião confirmou a data do Congresso para os dias 23 a 25 de maio de 2014, que deverá acontecer nas instalações do Santuário nacional de Aparecida, com a participação de pelo menos 600 assessores de grupos da IAM do Brasil e do continente americano que serão acolhidos pelas famílias locais. Padre Antônio Leonel de Oliveira, da arquidiocese de Aparecida, passa a fazer parte da equipe com a tarefa de coordenar a hospedagem dos participantes. Padre Paulo Renato, da diocese de São José dos Campos também tomará parte na organização.

Padre André Luiz fez memória do processo preparatório e explicou que a opção por Aparecida se deve à espiritualidade do local e facilidades com a logística. Segundo ele, alguns países vizinhos como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Porto Rico já confirmaram presença. Outros manifestaram interesse em enviar representantes. É o caso dos Estados Unidos e do México. Já foi protocolado um comunicado para Roma convidando a Secretária-geral da IAM, a doutora Jeanne Baptistine Ralamboarison.

Como critério, participam do Congresso, adultos e jovens maiores de 18 anos, com pelo menos dois anos de caminhada na animação da Obra. Para o Brasil, as vagas serão distribuídas entre os Regionais da CNBB, na Assembleia Nacional da IAM que acontece no mês de dezembro próximo.

Tema e Cartaz do Congresso

O tema do Congresso é: “IAM da América a serviço da missão”, e o lema: “Vocês são meus amigos” (Jo 15,14). O cartaz oficial já está pronto e começa a ser divulgado. O evento encerra as comemorações dos 170 anos de fundação da Obra e pretende reforçar a parceria da IAM com a catequese, a pastoral familiar e outras atividades eclesiais. Uma das propostas é trabalhar um documento de conscientização sobre a Missão e sobre a presença da IAM nas escolas.

Dom Damasceno sugeriu também, a elaboração de um documento para a liturgia, com linguagem própria. Em apoio ao evento, o cardeal ofereceu as instalações do Seminário arquidiocesano e se colocou à disposição para presidir uma das celebrações previstas na programação. A Equipe agradeceu o arcebispo pela disponibilidade em acolher o Congresso, que deverá resgatar a memória da caminhada missionária da Igreja, através do ardor das crianças.

Colaborou, Robson Ferreira

LER MAIS:

Reunião em Aparecida (SP), dá início à preparação do 1º Congresso Americano da IAM
Imprimir
E-mail